Você esta preparado para se defender?



6 – Série: CQC, custe o que custar!

Título: Você esta preparado para se defender?

Texto Bíblico: 1 Pe.4.1-11

Introdução:

Você está preparado para defender-se? Nos anos 70 e 80, as aulas de autodefesa foram muito populares. Era possível ver trinta mulheres em uma classe de caratê aprendendo técnica de auto defesa, e elas estavam prontas para assustar aqueles que as atacavam.

Hoje tem gente que usa spray de pimenta, ou um Teaser aquela arma de choque.

Muita coisa tem acontecido ao nosso redor, muitos problemas, muito caos, como você esta se preparando para enfrentar tudo isso? Como você tem se protegido, se armado contra esse caos que é o nosso mundo, a final de contas como a própria Bíblia diz, o mundo jaz no maligno.

Frase de transição: Quais as armas que devemos ter para enfrentar o caos da nossa vida.

Desenvolvimento:

1 Rompimento com o pecado – 1 Pedro 4:1-2

Pedro esta nos convocando a estarmos armados com o mesmo pensamento de Cristo quando Jesus por meio de seu sacrifício na Cruz rompe com o pecado, nos dando uma nova possibilidade de vida.

Precisamos romper com o pecado, se for necessário sofrer sofra, mas você deve romper com o pecado. Jesus nos deu essa possibilidade.

2 – Rompimento com as obras do passado 1 Pedro 4:3-6

Que boas obras nos temos para oferecer? Se nos focemos capazes de verdade de realizarmos Boas Obras, porque estamos atolados em um caos que é fruto justamente das nossas obras? O resultado de tudo de ruim que esta a nossa volta é fruto das nossas chamadas “boas obras”.

O evangelho de Jesus, aquele que se tornou como homem, viveu sem pecado e morreu em uma cruz, este evangelho foi pregado a mim e a você, este evangelho foi pregado aos mortos para que por meio dele não fossemos julgados segundo nossas obras, mas vivêssemos pelo Espirito segundo Deus.

O romper com as obras do passado é viver pelo Espirito segundo Deus.

3 – Viver pelas possibilidades que temos em Cristo Jesus –  1 Pedro 4:7-11

Nos já nos demos conta que existe um jeito de ser humano e que há uma maneira de existir que se parece muito com a morte e uma maneira de existir que se parece muito como a vida. Há um existir humano que mastiga um gosto de morte o tempo todo, que mastiga uma angustia. Há uma maneira de ser humano que se caracteriza como uma infelicidade crônica, uma insatisfação perpetua uma insistência densa e ruim que faz da existência um fardo e um peso e um desespero, que nada mais é a sombra da morte esmagando a gente.

E há um jeito de ser humano e de existir, que se parece com vida. Porque quando a gente experimenta essa vida, vida mesmo, vida eterna, vida divina, vida no poder da ressurreição somos preenchidos com uma gratidão repleta de felicidade.  Deus muito obrigado porque o senhor me criou e o senhor me chamou a existência. Muito obrigado porque o Senhor se revelou a mim, muito obrigado porque o Senhor se doou a mim, muito obrigado porque o Senhor derramou o seu espirito sobre mim, muito obrigado porque o Senhor manifesta o poder da ressurreição na minha vida.

Conclusão

O que é Crer em Jesus? É ganhar um diploma pra entrar no céu ou viver de uma forma diferente da que a gente tem visto ao nosso redor?

Romper com o pecado, romper com as obras do passado, É viver pelas possibilidades que Jesus conquistou pra nos.

Você esta preparado? Você já se armou?

O que precisamos é crer em Jesus.

 

06/12/2015 – Lemuel Rodrigues Cunha

prlemuel@terceiraigreja.com