Série: Tomando decisões segundo a vontade de Deus


vontade-de-deus“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito”. Rm.8.28

Crescemos numa cultura evangélica ouvindo o seguinte chavão: “Deus tem um plano maravilhoso para a sua vida”. Essa é a nossa fórmula de conforto pra quem acabou de experimentar alguma decepção na vida. A princípio, essa frase visa afirmar o cuidado de Deus com os seus filhos. Acreditamos que Deus tem todos os nossos dias traçados e que ele tem coisas boas reservadas para nós em cada área de nossa vida. No entanto, o efeito colateral do chavão é incitar o cristão a discernir qual é esse plano específico para a sua vida.

De fato, Deus tem um plano maravilhoso para seus filhos. Ele quer nos fazer segundo a imagem de seu Filho e, para isso, ele conduzirá o processo do início ao fim. Há duas características confortadoras nesse plano revelado: ele é redentivo e é seguro. Redentivo porque Deus nos faz enxergar o livramento de todos os sofrimentos desse mundo e de nossas fraquezas presentes, e também de nos proteger de perigos passados e presentes, além de futuros.

A preocupação em conhecer a vontade de Deus pode, na maioria das vezes, ser genuína e não só interesseira. Isto é, própria de quem ama ao Senhor, quem quer agradar o Senhor.  Sendo assim, esse tema só faz sentido para o crente. Há um aspecto em que é santo desejar conhecer a vontade de Deus. Tal desejo pode despertar mais oração e leitura bíblica.

Que em 2016 possamos conhecer a boa, perfeita e agradável vontade de Deus para nossas vidas e tomar decisões segundo essa vontade!

 

* Heber Campos Jr.

Vaso de barro,

Pr. Jhonatan Rodrigues