O Significado do Advento


O mês de dezembro chega trazendo para nossa rotina o agito das luzes, das confraternizações, das compras, dos presentes e das festas. No meio de tanta correria, o verdadeiro sentido do Natal pode ser facilmente esquecido. Para que isso não aconteça, existe o advento!

adventoA estação litúrgica do Advento, os quatro domingos que antecedem o Natal, é o tempo de preparação para celebrarmos o nascimento de Jesus, uma das maneiras de viver esse tempo é por meio do calendário do advento.

Advento (chegada) é o período de espera pelo Natal de Jesus, o Verbo que se fez carne e habitou entre nós. Esse não foi um plano de emergência do nosso Deus para resolver o problema do ser humano. Na verdade, esse plano de redenção estava desde o princípio no coração de Deus.

Olhando para esse calendário, encontramos os dias da preparação para a vinda de Jesus. É tempo de meditarmos sobre os relatos bíblicos que prepararam os acontecimentos que se desenrolaram na pequena cidade de Belém da Judéia.

A Bíblia, através do testemunho de João, nos afirma que tudo começou bem antes, afinal Jesus estava desde o princípio com o Pai e a promessa da vinda de Jesus está contida no pacto, na grande promessa que Deus fez a Adão, ainda no Éden (Gênesis 1.15).

Sendo assim, as promessas que Deus fez se cumpriram naquela noite em que Maria, na cidade de Belém, deu à luz seu filho Jesus. Ao vivermos o Advento, relembramos a Aliança que Deus fez com o ser humano que Ele criou e redimiu com tanto amor.

Boas festas, Pr. Jhonatan Rodrigues