O legado da Reforma Protestante


gabarito-artigosO povo de Deus deve pregar e ensinar que a Bíblia é a Palavra de Deus, e que somente ela é a regra de fé e prática da vida do cristão, e que todo cristão deve viver e ser orientado pela meditação e leitura das Sagradas Escrituras.

O povo de Deus deve adorar somente a Jesus, o Cabeça da Igreja, o Salvador e Senhor de nossas vidas, e assim toda honra, glória e louvor devem ser dados a Jesus, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Essa adoração exclusiva a Jesus Cristo expulsa o misticismo, o sincretismo, a compra de indulgências e a idolatria. Para os reformados só há adoração a Jesus Cristo, Senhor e Salvador de nossas almas.

O povo de Deus deve ser alimentado pela graça de Deus. Somos chamados ao Seu Reino através da graça, o favor imerecido que nos oferece a salvação por meio da fé, que nos comunica que Deus fez tudo em nosso lugar, e que Ele nos ama com amor eterno. A Reforma nos deixou esse legado: somos salvos pela graça e não por obras ou por “qualidades” pessoais.

A Reforma reafirma a certeza e segurança de que somos salvos pela fé, e que vivemos pela fé confiados na graça de Deus e no sacrifício de Jesus. Esse sacrifício pagou por nossos pecados, nos absolveu da condenação eterna e da ira do Senhor, e nos redimiu por completo. Por isso, o povo de Deus vive pela fé e não pelas coisas que se veem.

A glória por tudo isso pertence somente a Deus, pois o Senhor não divide Sua glória com ninguém. A Reforma lembrou os cristãos que fomos criados para a glória de Deus e que devemos viver para a glória de Deus.

Por Jeferson Rodolfo Cristianini
ultimato.com.br