A Terceira

A Terceira Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte é filiada à Igreja Presbiteriana do Brasil, denominação derivada da tradição reformada. Professamos a Bíblia como regra de fé e prática, em concordância com os símbolos de fé e confissões da Reforma Protestante do Século XVI. Somos, portanto, uma igreja que preza pelo ensino e por gente, crendo que “a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus” (Romanos 10.17). E justamente por sermos reformados, somos uma igreja vibrante, com linguagem contextual, louvor alegre e comunhão terapêutica através de relacionamentos sadios. Pela graça de Cristo, muitas vidas têm sido transformadas entre nós. Tentamos, assim, ser a prova viva de que é possível que uma igreja seja BÍBLICA E RELEVANTE!

HISTÓRIA

Em fevereiro de 2017, a Terceira Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte completou 59 anos de organização, mas a nossa história teve início bem antes. Nossas primeiras reuniões começaram em 1952, na residência de um casal que morava no Bairro Pedro II – Sr. Joaquim e D. Donária Alexandre Alves – que abriu suas portas para um grupo familiar que se reunia sob a liderança de irmãos da 1ª Igreja Presbiteriana. O grupo foi crescendo até que comprou o antigo templo da Assembléia de Deus, à Rua Uberlândia, 620, e a congregação passou a se reunir no Bairro Carlos Prates.

Fomos organizados como igreja no dia 2/2/1958 e o nosso primeiro pastor foi o Rev. Paulo Freire, que pastoreou esta comunidade durante 18 anos. Em seguida veio o Rev. Sebastião Guimarães, que permaneceu por aqui durante 6 anos e cujo ministério marcou a vida da igreja, iniciando inclusive a construção do templo onde nos reunimos até hoje. Por aqui passaram vários homens de Deus – pastores, líderes e missionários – dedicados à obra do Reino, que envolveram a comunidade no “Ide” de Jesus e nos inspiraram a levar o trabalho muito além do nosso bairro e da nossa cidade.

Várias outras igrejas surgiram em Belo Horizonte a partir do trabalho desta igreja: Igreja Presbiteriana do Bairro Boa Vista (organizada em 1962), 5ª Igreja Presbiteriana (1964), 9ª Igreja Presbiteriana (1972), Igreja Presbiteriana do Glória (1976), Igreja Presbiteriana de Nova Vista (1977), Igreja Presbiteriana do Eldorado (1980), Igreja Presbiteriana de Jardim Laguna (1983), Igreja Presbiteriana de Laranjeiras (1984) e Igreja Presbiteriana da Graça (1998).

LIDERANÇA

Pastores

O pastor Jhonatan é casado com Aline e pai do Davi e dos gêmeos Miguel e Luiza. Além de sua linda família, tem outra grande paixão: A Bíblia, a Palavra de Deus, e trabalha para que toda igreja tenha essa mesma paixão. Ore para que Deus, o nosso Pai, conceda ainda mais sabedoria, força e coragem ao nosso líder e sustento à sua família.

E-mail: prjhon@terceiraigreja.com

Pr. Lemuel Rodrigues

O pastor Lemuel é casado com Fernanda, é pastor da Terceira Igreja em tempo integral e junto com sua esposa tem desenvolvido projetos voltado para juventude da Terceira, além de liderar o Ministério de Louvor. No momento o casal encontra-se nos EUA, onde permanecerão por um ano no seminário Reformed Theological Seminary – RTS. Ore para que Deus os abençoe e fortaleça nesse tempo de muitos desafios longe de casa, igreja, amigos e família.

E-mail: prlemuel@terceiraigreja.com

Pr. Felipe Abreu

O pastor Felipe é casado com Érica Carolina, natural de Belo Horizonte. Converteu-se ainda na infância, e na adolescência, aos 14 anos, percebeu o chamado ministerial. O pastor desenvolve trabalhos na Terceira em tempo integral, dedica-se especialmente a projetos voltados para adolescentes e jovens. Ore para que Deus abençoe seu ministério e conceda sabedoria e coragem para que possa fazer a vontade do Senhor.

E-mail: prfelipe@terceiraigreja.com

Presbíteros