A Terceira

A Terceira Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte é filiada à Igreja Presbiteriana do Brasil, denominação derivada da tradição reformada. Professamos a Bíblia como regra de fé e prática, em concordância com os símbolos de fé e confissões da Reforma Protestante do Século XVI. Somos, portanto, uma igreja que preza pelo ensino e por gente, crendo que “a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus” (Romanos 10.17). E justamente por sermos reformados, somos uma igreja vibrante, com linguagem contextual, louvor alegre e comunhão terapêutica através de relacionamentos sadios. Pela graça de Cristo, muitas vidas têm sido transformadas entre nós. Tentamos, assim, ser a prova viva de que é possível que uma igreja seja BÍBLICA E RELEVANTE!

HISTÓRIA

Em fevereiro de 2018, a Terceira Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte completa 60 anos de organização, mas a nossa história teve início bem antes. Nossas primeiras reuniões começaram em 1952, na residência de um casal que morava no Bairro Pedro II – Sr. Joaquim e D. Donária Alexandre Alves – que abriu suas portas para um pequeno grupo que se reunia sob a liderança de irmãos da 1ª Igreja Presbiteriana.

O grupo foi crescendo até que comprou o antigo templo da Assembleia de Deus, à Rua Uberlândia, 620, e a congregação passou a se reunir no Bairro Carlos Prates. Fomos organizados como igreja no dia 2/2/1958 e o nosso primeiro pastor foi o Rev. Paulo Freire que pastoreou esta comunidade durante 18 anos.

Em seguida, veio o Rev. Sebastião Guimarães, cujo ministério marcou a vida da igreja, iniciando inclusive a construção do templo onde nos reunimos até hoje. Por aqui passaram vários homens de Deus – pastores, líderes e missionários – dedicados à obra do Reino, que envolveram a comunidade no “Ide” de Jesus e nos inspiraram a levar o trabalho muito além do nosso bairro e da nossa cidade.

Várias outras igrejas surgiram em Belo Horizonte a partir da Terceira: IPB Boa Vista, 5ª e 9ª IPBs, IPB Glória, IPB Nova Vista, IPB Eldorado, IPB Jardim Laguna, IPB Laranjeiras e IPB Graça. Além disso, fomos parceiros no crescimento e até no surgimento de algumas agências e ações missionárias como JOCUM, Kings Kids, MPC, MAIS.

Graças a Deus por essa história e que possamos continuar sendo “Uma Igreja de Deus pra gente! Feliz aniversário, Terceira Igreja!

LIDERANÇA

Pastores

O pastor Jhonatan é casado com Aline e pai do Davi e dos gêmeos Miguel e Luiza. Além de sua linda família, tem outra grande paixão: A Bíblia, a Palavra de Deus, e trabalha para que toda igreja tenha essa mesma paixão. Ore para que Deus, o nosso Pai, conceda ainda mais sabedoria, força e coragem ao nosso líder e sustento à sua família.

E-mail: prjhon@terceiraigreja.com

Pr. David Riker

David Riker, natural de Belém/PA, é casado com Brena Riker e pai de um casal de filhos, Nataly e Pedro. Pela graça de Deus, serve na Terceira Igreja como pastor auxiliar e, junto com sua esposa, lidera o Ministério SER que possui caráter interdenominacional e tem como objetivo capacitar a igreja brasileira a atuar de maneira bíblica e relevante diante do contexto contemporâneo da sexualidade.

E-mail: prdavid@terceiraigreja.com

Pr. Felipe Abreu

O pastor Felipe é casado com Érica Carolina, natural de Belo Horizonte. Converteu-se ainda na infância, e na adolescência, aos 14 anos, percebeu o chamado ministerial. O pastor desenvolve trabalhos na Terceira em tempo integral, dedica-se especialmente a projetos voltados para adolescentes e jovens. Ore para que Deus abençoe seu ministério e conceda sabedoria e coragem para que possa fazer a vontade do Senhor.

E-mail: prfelipe@terceiraigreja.com

Pr. Lemuel Rodrigues

O pastor Lemuel é casado com Fernanda, é pastor da Terceira Igreja em tempo integral e junto com sua esposa tem desenvolvido projetos voltado para juventude da Terceira, além de liderar o Ministério de Louvor. No momento o casal encontra-se nos EUA, onde permanecerão por um ano no seminário Reformed Theological Seminary – RTS. Ore para que Deus os abençoe e fortaleça nesse tempo de muitos desafios longe de casa, igreja, amigos e família.

E-mail: prlemuel@terceiraigreja.com

Presbíteros